Frequently asked questions

Qual a idade limite para que meus filhos possam ter a cidadania?


O processo de reconhecimento da cidadania italiana para menores de 18 anos é muito mais simples que o processo que um adulto, por exemplo. Basta atualizar o seu Registro Civil, registrando os seus filhos na Itália e a cidadania deles é reconhecida automaticamente ao fim desse processo.




Filhos adotados tem direito a cidadania italiana?


Sim, desde que adotados quando ainda menores de 18 anos por processo judicial. Há os casos de adoção por escrituras, nesses em específico o indivíduo não tem direito a cidadania italiana, somente são aceitos os processos de adoção por via judicial. A documentação relativa a transcrição de uma sentença de adoção em um tribunal envolve: Cópia da sentença de adoção, da qual deverão ser apresentadas as partes principais do processo (as cópias devem conter, em cada página, os dizeres “cópia extraída do Tribunal de Justiça de…” ou o carimbo original de autenticação do próprio Tribunal) tais como: Petição inicial. Ata de Instrução e Julgamento. Sentença. Trânsito em julgado (trata-se geralmente de um carimbo nas últimas páginas do processo).




Como funciona esse processo?


O processo de reconhecimento para filhos menores de 18 anos está intrinsecamente ligado ao dos seus genitores. Os mesmos devem atualizar o seu Registro Civil junto ao consulado italiano e ao final desse processo os descendentes envolvidos no processo terão sua cidadania automaticamente reconhecida.